aromaterapia

O uso de plantas para a realização de terapias é muito comum em todo o país e no exterior, tendo uma grande variedade em opções para agradar a todos. Aos interessados em conhecer a aromaterapia e saber o que é e como funciona, acompanhem a seguir.

Essa terapia alternativa é considerada uma parte da fitoterapia, já que utiliza as plantas com finalidades curativas ou para tratamentos de sintomas, extraindo-se o óleo essencial de plantas aromáticas. Esse tratamento com óleos pode intervir tanto no físico da pessoa quanto em seu psicológico, assim favorecendo a saúde física e mental.

Esses óleos possuem princípios ativos com base em sua composição química, sendo voláteis, com várias indicações para diluição e uso sobre a pele ou inalação dependendo da planta e o que ela pode oferecer ao paciente.

Vale lembrar que o cuidado com o uso de óleos essenciais é fundamental para um bom resultado, já que muitas plantas podem apresentar toxicidade e efeitos colaterais surpreendentes.

O princípio dessa terapia é utilizar o óleo essencial de determinada planta para restabelecer a harmonia do corpo, assim mantendo o equilíbrio vital e buscando sempre melhores condições à pessoa, sendo este um auxiliar para outros tratamentos.

Para um melhor resultado, recomendamos a consulta a um profissional capacitado para lhe orientar sobre os melhores usos de óleos essenciais, podendo encontrá-los em farmácias, casas de óleos e plantas medicinais ou outros locais que permitem a terapia alternativa para os pacientes que a procurarem.