A soja está na categoria das leguminosas que mais contém proteínas, vitaminas e minerais, apresentando um alto valor nutricional, sendo recomendado por vários profissionais da saúde. Para todos os interessados em conhecer os benefícios da farinha de soja para a saúde, acompanhem a seguir.

A farinha de soja é a forma triturada do grão de soja, sendo mais vantajoso para o consumo, podendo acrescentá-la em receitas como bolos e pães, bebidas ou misturada nas refeições diárias, assim obtendo seus benefícios de maneira agradável.

A soja possui também um alto índice de gordura se comparada a outros grãos, porém esta não é prejudicial ao organismo, pois não tem colesterol, sendo classificada como gordura vegetal.

Esta leguminosa também é indicada para a prevenção de diversas doenças devido à presença de isoflavonóides ou também conhecidas coo isoflavonas, que são hormônios de origem vegetal e a antocianina.

As principais ações benéficas da soja no organismo são:

– redução do risco de doenças cardíacas e cancerígenas (pela presença da antocianina),

– reduz o colesterol,

– melhora o sistema imunológico,

– promovem o emagrecimento (ação da antocianina com isoflavonas, formando antioxidantes),

– controle do diabetes,

– prevenção da osteoporose,

– ameniza os sintomas da menopausa.

Além desses benefícios mencionados, há vários outros ainda não comprovados, mas que auxiliam numa rotina mais saudável para quem consome a farinha de soja com frequência. Para mais orientações nutricionais, consulte um nutricionista para avaliar o seu perfil e passar recomendações adequadas.