O chá feito das folhas da Camellia sinensis, originária da China e da Índia, conhecido como “Chá Verde”, tornou-se um dos mais consumidos em todo o mundo devido aos seus demasiados benefícios para a saúde, para perder aqueles “quilos” extras e também por ter um gostinho especial.
As virtudes do chá são de conhecimento milenar e tradicional, mas hoje a ciência vem provando suas capacidades terapêuticas, preventivas e cosméticas. Já é provado que o chá verde possui uma rica quantidade de flavonóides, substância que neutraliza os radicais livres (causadores do envelhecimento precoce das células), possui ácido fólico, potássio, e as vitaminas B1, B2, C, E e K, auxilia na queima de gordura corporal e previne alguns tipos de câncer.
Entretanto, as qualidades não param poraí. O chá ajuda na prevenção da cárie e pesquisadores acreditam que a substituição do café pelo chá é o responsável pelo baixo índice de infarto nos países do Oriente. Segue abaixo mais benefícios que ele oferece:
·          Antioxidante;
·          Facilita a digestão;
·          Previne doenças cardiovasculares, periodontais, tumores malígnos de mama e boca;
·          Melhora a memória;
·          Estimulante (possui cafeína);
·          Vasodilatador;
·          Controla a pressão arterial.
Tendo uma vasta quantidade de motivos para o consumo, o chá verde é sem dúvida uma ótima bebida para o uso diário e habitual, além da facilidade no preparo.
Como preparar chá verde ?
Não é necessário ser um “expert” em chás, basta seguir alguns conselhos: Recomenda-se não adoçar com açúcar ou adoçantes químicos, pois reduzem a eficiência na desintoxicação do organismo e no emagrecimento, porém pode-se acrescentar mel. Para o preparo. basta ferver 1 litro de água para 2 colheres de sopa da erva. Desligue o fogo antes da água entrar em estado de ebulição (surgindo as bolhinhas), adicione a erva e abafe por 3 minutos. Depois é só coar e servir.