O Bilhete Especial do Desempregado trata-se de um programa que disponibiliza um bilhete diferenciado para que está desempregado. Este bilhete é bem parecido com o bilhete comum, mas após inserido na catraca ele retorna, podendo ser reutilizado.

O Decreto Estadual nº 32.144 de 14/08/90 e com a Resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos nº 25 de 28/03/2003, coloca que o trabalhador demitido sem justa causa há no mínimo 1 mês e no máximo 6 meses, se trabalhou por pelo menos 6 meses contínuos em seu emprego, poderá desfrutar do bilhete especial do desempregado, podendo andar de metrô gratuítamente.

É necessário que a pessoa desempregada se cadastre na estação Marechal Deodoro, na loja 1, de segunda a sexta feira, das 8:30 às 16:00 (sem contar feriados e extensões de feriados), apresentando os seguintes documentos:

  • Cédula de Identidade (original);
  • Carteira Profissional (original) e,
  • Termo de Rescisão Contratual (original).
  • Depois de se cadastrar, você receberá um bilhete, que será válido por 90 dias e não é renovável. É necessário ao usuário do bilhete portar sempre a carteira profissional, que poderá se solicitada por um funcionário da CPTM ou Metrô. Caso a pessoa obtenha um novo emprego, este bilhete deverá ser entregue novamente às estações do Metrô.

    É importante manter o bilhete em bom estado, evitando amassar, molhar, rasgar, deixar em contato com ímãs. Tome bastante cuidado com a faixa marrom do bilhete.

    Evite comprar bilhetes por vendedores ambulantes, pois fazendo isto, você estará estimulando a prática de crimes.

    Para saber mais sobre o Metrô, acesse o site http://www.metro.sp.gov.br