O café é uma das bebidas mais ingeridas no Brasil, e ainda há dúvidas sobre os benefícios e malefícios dessa deliciosa bebida. Para todos os interessados em saber se o café faz mal à saúde e conhecer os mitos e verdades, acompanhem a seguir.

Esta bebida já está presente na rotina diária dos brasileiros há muito tempo, carregando um grande histórico de sua produção e consumo principalmente no Brasil, apesar de seu consumo estar presente em diversos outros países.

Esta bebida carrega o título de vilão devido ao alto teor de cafeína contida, mas além deste estimulante do sistema nervoso central, o café possui muitas outras propriedades que podem trazer vários benefícios se consumido em doses adequadas.

Alem disso, a cafeína presente no café não oferece riscos à saúde, os efeitos colaterais que esta substância pode causar quando ingerida em excesso são insônia, náuseas, dores de estômago ou dores de cabeça. A cafeína está classificada no grupo das metilxantinas, que são estimulantes do sistema nervoso central que não causam dependência física.

Alguns estudos mostram que uma xícara de café por dia poderá trazer ótimos benefícios como a prevenção do câncer de próstata, o mal de Alzheimer, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde que tem afetado significantemente a população.

Apesar dessas afirmações serem relatas por meio de pesquisas, importante que consulte o médico para saber as suas condições de saúde com relação à ingestão do café diário, pois esta também é contra indicada para quem sofre de osteoporose, síndromes do sono, úlceras ou outras irritações estomacais e hipersensibilidade à cafeína.