A catapora, também pode ser chamada de varicela, é uma doença causada por um vírus sendo contagiosa e benigna, assim sendo muito comum que as pessoas contraiam essa doença ainda na infância, assim criando anticorpos que mantém a pessoa imune contra esse vírus pelo resto da vida, evitando de contrair a doença futuramente. Confiram a seguir mais informações sobre a catapora e saiba como se prevenir, sintomas, tratamento e outros detalhes.

Os primeiros sintomas da catapora geralmente são febre até 40º, inapetência, cansaço, dores na cabeça e mal estar nas primeiras horas, a partir do segundo dia começam a aparecer lesões na pele que são as manchas vermelhas tão comuns que são as características da catapora, estas coçam bastante.

 

 

O contágio é bem simples podendo passar por saliva ou por secreções respiratórias, assim sendo transmitida facilmente para outras pessoas, por isso a pessoa com catapora deve manter repouso absoluto e não sair de casa, tomando os cuidados necessários para o controle da doença para que não seja transmitida a mais ninguém. Vale lembrar que aqueles que já contraíram a doença não correm risco de pegá-la novamente.

O tratamento dessa doença serve apenas para amenizar os sintomas, é importante que evite colar as feridas para não piorá-las, também é essencial que o paciente não contraia nenhuma infecção por bactéria, pois isso complicaria mais a doença.

Para prevenir tome a vacina contra a catapora logo no primeiro ano de vida, evite contato direto com pessoas que estão adoecidas com o vírus, a higienização é primordial para evitar qualquer tipo de doença transmissível.