O farol de xenon é um equipamento que agradou a muitas pessoas devido a forte luz que este emite do veículo, assim oferecendo mais conforto a quem conduz o veículo, porém este pode ofuscar a visão de daqueles que estão à frente do carro e por isso há dúvidas sobre sua proibição. Para todos que desejam conferir mais informações sobre colocar farol xenon no carro e saber se pode ou não pode, acompanhem a seguir.

O farol de xênon possui a lâmpada com gás nobre chamado xenônio, proporcionando um alto índice de luz, portanto há artigos relatando sobre a proibição desses equipamentos em veículos automotores.

Estes tipos de faróis foram proibidos no Brasil a partir do ano de 2011 para os carros nacionais, apenas os carros importados poderão ter farol de xenon em nosso país. E aqueles que contrariarem esse proibição cometerão infração grave de acordo com as leis de trânsito que também terá multa e retensão do veículo para regularização como medidas administrativas e penalidade.

 

 

Essa lei foi declarada pelo CONTRAN através da resolução 384 no artigo 8 e o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que diz respeito a quem está conduzindo o veículo que tenha farol de xênon, relatando as consequências que estes terão ao serem pegos pelas autoridades de trânsito.

Portanto, aqueles que instalarem o farol de xenon em seu veículo a partir do dia 07 de junho de 2011 estará cometendo uma infração de trânsito grave, pois o artigo divulgou a proibição desse acessório para os carros e outros veículos, devendo assumir as responsabilidade e penalidades que certamente serão fornecidas pelos guardas de trânsito assim que estes constatarem que seu veículo possui esse equipamento.