A aposentadoria é um direito de todo trabalhador contribuinte do INSS, sendo assim uma renda oferecida de acordo com o tempo de contribuição ou por idade, de acordo com o valor contribuído. Para todos os interessados que desejam conferir mais informações sobre como calcular a aposentadoria e saber mais sobre a previdência social, acompanhem a seguir.

Por tempo de contribuição, o homem deverá ter pelo menos 35 anos de contribuição. No caso das mulheres, será necessário comprovar 30 anos de contribuição do INSS. Porém, mesmo com esse requisito é necessário atingir a idade mínima para se aposentar, para os homens a idade mínima é de 53 anos de idade; e para as mulheres, 48 anos de idade.

 

 

Já para aqueles que desejam se aposentar de acordo com a idade, os homens trabalhadores terão direito a essa renda mensal a partir dos 65 anos, enquanto as mulheres poderão se aposentar por idade quando completarem 55 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem recorrer a aposentadoria com cinco anos de antecedência da idade exigida.

Para todos que desejam fazer o cálculo da aposentadoria, poderão utilizar a simulação online informando alguns dados e assim entender melhor como fazer este cálculo ou quanto irá receber, podendo saber inclusive o tempo de contribuição, acessem o site oficial da Previdência Social com o seguinte endereço online http://www.mpas.gov.br e obtenha mais informações de seu interesse a respeito desse assunto. No site também há mais informações sobre as opções de aposentadoria.