Os cabos de instrumentos musicais elétricos são essenciais para quem aprecia a produção de sons de qualidade e qualquer detalhe poderá interferir neste fator, sendo necessários cabos bons para violão elétrico, guitarras e outros instrumentos. Para todos os interessados em saber como consertar cabo de guitarra, acompanhem a seguir.

O processo é bem simples, porém exige equipamentos adequados para este serviço. Para poder consertar os cabos você precisará de:

– Estanho (para solda),

– Um aparelho para soldar,

– Uma morsa ou algo que prenda o seu cabo a fim de trabalhar melhor e com segurança.

Os cabos apresentam problemas quando os fios não estão bem soldados, esses são caso de fios soltos ou quando um deles está encostando em um pequeno suporte de ferro, gerando mal contato, ruídos ou outros danos ao som. Esta “barrinha” de ferro é neutra e não se deve permitir que nenhum dos fios encoste nela.

Quando trabalhamos com fios elétricos, temos o polo positivo, negativo e devemos ter um neutro também. Com o contato de um dos fios, este polo neutro será alterado gerando péssimos resultados.

Para poder soldar os cabos novos ou soldar um que já seja usado para repará-lo, há o seguinte processo:

Primeiramente, abra o seu cabo rompendo a capa de plástico que o protege, você verá dois fios soldados (pelo menos era para ser dessa forma), geralmente são de cores diferente. De preferência, faça isto com uma faca ou tesoura contornando o cabo até dar a abertura necessária.

Rasgue a rede que está dentro devagar e gire-a para ficar fácil para soldar evitando acidentes o máximo possível. Faça o mesmo com os fios de cobre que estavam dentro desta “redinha”.

E em fim faça o processo de estanhar e estanhe estas duas pontas feitas, depois fica mais fácil de se colocar no pino do cabo.