As notas falsas são encontradas facilmente no comércio e por isso é importante que tanto os consumidores quanto comerciantes fiquem atentos para não serem enganados com esse dinheiro falso circulando entre a população. Para quem deseja saber como descobrir cédula falsificada, acompanhem a seguir algumas dicas.

A primeira dica e a mais comum é a marca d’água que quando visualizada contra a luz varia de figuras do claro ao escuro, esta característica das notas verdadeiras são facilmente identificadas.

Outra dica é conferir a marca tátil que auxilia os deficientes visuais na identificação do dinheiro, podendo ser encontrada na diagonal da cédula, sendo assim, cada valor possui uma determinada marca d’água.

Uma outra característica também muito comum para verificação dessas notas é as marcas BC escondidas junto com a palavra “real”. Para isso, coloque a nota na altura dos olhos e veja na posição horizontal.

As microimpressões também são vistas nas notas verdadeiras com o auxílio de uma lente de aumento, estando presentes as letras BC na faixa clara no lado direito da figura.

Com o tato também é possível notar se a cédula é falsa, podendo sentir um relevo como ocorre na figura da República. Além disso, a nota verdadeira é mais áspera, enquanto que as falsificadas são lisas.

Além dessas dicas mais fáceis de avaliar uma nota falsa, há outras como a numeração individual de cada nota, registro coincidente, fibras luminescentes, fibras coloridas e outras que ajudam na identificação de cédulas falsificadas que podem chegar as suas mãos.