As maquetes são trabalhos manuais que se tornam lindos quando usados materiais adequados e a criatividade. No ensino infantil é muito comum que os professores peçam maquetes para expor em feiras de ciências e outros eventos realizados na própria escola, assim estimulando a criatividade dos alunos. Há também as maquetes feitas por profissionais especializados. Vejam a seguir mais informações e dicas de como fazer maquetes.

As maquetes comuns são fáceis de serem feitas, já as maquetes planejadas por profissionais são mais complexas e destinadas apenas aos especialistas nesse trabalho. Para que você possa fazer uma maquete bonita e bem feita, utilize materiais que tornem a maquete mais real, todo detalhe é importante nesse trabalho. Para a construção de cidades você poderá usar árvores de miniatura, casas, prédios e outros materiais que são favoráveis. Desenhe uma rua e pinte da cor ideal, faça calçadas, cruzamentos e todos os detalhes de uma cidade.

 

 

Se você deseja montar uma maquete rural, coloque animais de miniatura, casas com telhado de palha, árvores, areia, pontes, o rio pode ser feito com gel azul para deixá-lo mais bonito, assim podendo acrescentar dentro do rio alguns peixes pequenos, plantas e outros detalhes. Você também pode fazer jardins, casas, fazendas, campos de futebol e muito mais.

Para fazer uma maquete simples e bonita, use folha de isopor, folha de Eucatex, papelão grosso e firme, papel cartão firme e outros materiais que garantam a estabilidade da maquete que reforçam a base. As casas e prédios podem ser feitos com caixa de fósforo, caixa de sabão, desenhados em papel cartão, recortados de revistas e colados em papel firme. Coloque areia, grama e folhas de verdade para dar vida a sua maquete, use tintas guache, argila, papel pedra, massa de modelagem e muito mais.