Vários estudantes e profissionais devem saber exatamente como fazer um bom resumo, seja esse um resumo de livro, de um filme, de uma pesquisa e vários outros trabalhos que exigem um resumo bem feito. Tanto para os estudantes quanto para os profissionais, o resumo deve ser feito com as mesmas dicas e regras para que este fique bem elaborado. Vejam a seguir algumas dicas de como fazer um resumo.

Primeiramente, leia com muita atenção o que você terá que resumir, pois para isso você deverá ter uma idéia mais ampla e um bom entendimento do trabalho que deve ser resumido. Elimine os detalhes como vários adjetivos e advérbios, detalhes dos ambientes, dos personagens ou outros que possam ser dispensados sem mudar o sentido do contexto. Em vez de relatar passo a passo da pesquisa ou de uma história, seja breve e relate apenas os acontecimentos mais importantes.

 

Generalizar a frase também é muito útil no resumo. Por exemplo, se no texto há frases como “Pedro gostava de cães, gatos, pássaros e peixes ornamentais” você poderá deixá-la generalizada “Pedro gostava de animais domésticos”, assim você resumiu os cães, gatos, pássaros e peixes ornamentais em apenas duas palavras que, nesse caso, todos eles são animais domésticos, isso é generalizar.

Você também pode substituir uma sequência de fatos que os levam a um único resultado por apenas um fato. Na frase “Maria comprou açúcar, farinha, ovos e leite, depois misturou-os em uma batedeira e colocou no forno” você pode deixá-la simples assim “Maria fez um bolo”. Seguindo todas essas dicas você poderá fazer um resumo excelente.