O colesterol é uma das causas de diversas doenças que estão se tornando muito comuns atualmente. Para aqueles que desejam obter conhecimentos básicos sobre o assunto, saibam que há o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL). O colesterol ruim é constituído por pequenas moléculas de gordura que aumentam o risco de entupimento das veias, assim causando problemas na circulação sanguínea, enquanto o HDL diminui o risco desse fato acontecer, já que são moléculas maiores. Vejam a seguir como melhorar o colesterol seguindo dicas simples.

A principal causa do colesterol ruim são os alimentos engordurados, por isso evitar refeições com excesso de gordura, frituras e outros alimentos que possam ser prejudiciais é essencial para melhorar o colesterol. Aumentando o HDL o seu colesterol ficará em níveis normais promovendo boas condições para a sua saúde e para aumentar o HDL no sangue é necessário praticar exercícios físicos com freqüência, principalmente os aeróbicos.

 

Evitar gorduras trans na alimentação, parar ou pelo menos diminuir o consumo de cigarro, consumir mais fibras e até mesmo uma ou duas doses de bebida alcoólica podem aumentar os níveis de HDL e assim manter o colesterol controlado evitando problemas de saúde.

Procure consumir também peixes e outros alimentos ricos em ômega 3, alimentos que contenham cálcio e também suco de amora. De maneira geral, ingerir mais frutas e diminuir refeições gordurosas fazem toda a diferença para a sua saúde e podemos perceber claramente como os níveis de colesterol estarão controlados. Para pessoas com menos de 29 anos é indicado o colesterol abaixo de 200 mg%, de 30 a 39 anos abaixo de 225 mg %, de 40 a 49 anos abaixo de 245 mg % e acima de 50 anos abaixo de 265 mg %.