A timidez é um dos problemas que afetam bastante as pessoas, sendo uma característica de quem tem a personalidade introvertida, assim tendo mais dificuldade para se expressar ou se comportar em ambientes com um grande número de pessoas. Para quem deseja saber como perder a timidez e obter dicas para isso, acompanhem a seguir.

Primeiramente, não há a necessidade de se tornar uma pessoa totalmente extrovertida e que fala de tudo e com todos. O importante para essas pessoas que têm dificuldade em se expressar ou se comportar é que passem a se envolver mais com a sociedade e tenham a capacidade de tentar participar desse meio com um pouco mais de facilidade.

Para os tímidos, muitas vezes é difícil perguntar algo, seja em aulas, palestras, em festas ou outras ocasiões que tenham mais pessoas. Alguns sentem essa dificuldade inclusive quando estão a sós.

O principal ponto a ser trabalhado é a auto confiança, quando estamos seguros do que pensamos, fica mais fácil expor sua opinião ou esclarecer dúvidas relacionados ao assunto. Para isso, terapias com bons psicólogos são fundamentais.

Não há necessidade de falar alto ou chamar a atenção de todos, seja discreto, educado e simpático, assim você evitará críticas ou a má interpretação das pessoas que estão mais próximas.

Dar risada forçada e alto também não é sinal de falta de timidez, e não é agradável para quem está ao seu redor, por isso também não force um comportamento que não faz parte do seu perfil.

É importante conviver com as pessoas, não evite lugares com muita gente, acostume-se com esses ambientes, isso só se consegue com a convivência.