A sinusite é um dos problemas que atrapalha bastante a vida das pessoas. Trata-se de uma inflamação nos seios do rosto (localizados acima e abaixo das narinas), podendo ser causada por fungos, bactérias, vírus ou por alergia. Geralmente quem possui renite alérgica, também tem a sinusite. Porém muitas pessoas fazem confusão na hora de fazer o diagnóstico da sinusite, confundindo-a com um simples resfriado. Porém, esta em geral dura mais tempo que um resfriado e a pessoa pode sentir dores nos seios do rosto, principalmente quando pressionados.

A dor de cabeça forte também é uma característica da infecção.

 

COMO TRATAR A SINUSITE?

O recomendado a se fazer quando começar a desconfiar dos sintomas de sinusite é fazer uma consulta no otorrinolaringologista, afinal é um profissional preparado e especializado e vai saber dizer se você realmente tem sinusite ou é apenas uma resfriado ou reação alérgica.

Caso seja positivo e você ter sinusite, irá ser necessário fazer um tratamento para primeiramente amenizar e também um tratamento para controlar e evitar uma possível volta da infecção. A sinusite não tem uma cura certa, afinal, você pode se recuperar, mas, dependendo da sua exposição a situações propícias, os sintomas podem aparecer de novo.

O médico, provavelmente, irá recomendar a você tomar:

Descongestionantes para reduzir a congestão nasal. Antibióticos para controlar a infecção bacteriana, caso esteja presente. Analgésico para reduzir qualquer dor.

 

TRATAMENTO CASEIRO PARA SINUSITE

 

Apesar de ser altamente recomendado você comparecer a um médico, existem alternativas que podem aliviar os sintomas por algum tempo, não dispensando a sua visita ao médico. Um deles é fazer a limpeza constantes dos seios do rosto com soro fisiológico, sempre tentando retirar todo o septo.

Para a desobstrução você pode também utilizar uma receita de água morna (300ml) com uma pitada de sal e uma pequena pitada de bicarbonato de sódio. Pingar duas gotas em cada narina, 6 vezes ao dia.