O PIS (programa de integração social) é um benefício oferecido aos trabalhadores brasileiros no valor de um salário mínimo anual, assegurado aqueles que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal pago pelos empregadores que contribuem para o PIS PASEP.

Têm direito a esse benefício somente aqueles que tenham recebido como pagamento até dois salários mínimos mensais no período em que trabalharam, que tenha exercido atividade remunerada pelo menos 30 dias no ano e que estejam cadastrados para receber o PIS PASEP em agências bancárias ou nas casas lotéricas caso tenham o cartão cidadão.

 

 

Algumas empresas que são cadastradas na caixa exercem o pagamento do PIS pelo holerite, sendo então de maneira automática. Outra opção é recebê-lo em casas lotéricas, mas para isso é necessário ter o cartão cidadão e a senha fornecida. Os pagamentos têm início no segundo semestre do ano e segue até o primeiro semestre do ano seguinte. Geralmente quem não retira o dinheiro na data prevista perderá o direito de recebê-lo após expirar o prazo, e então deverá tentar retirá-lo no ano seguinte .

Você pode obter mais informações sobre seu PIS, o período para o recebimento e outras informações através da consulta realizada pela internet HTTPS://webp.caixa.gov.br/cidadão/beneficio/frepw/001.asp, informe o número do seu PIS sem ponto e sem hífen e coloque sua senha, caso ainda não tenha uma senha clique em cadastrar senha e realize a sua consulta pela internet.