A dengue é uma doença que afeta muitas pessoas no Brasil. Esta é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti causando diversos sintomas desagradáveis, podendo levar até à morte em casos extremos. Para todos que desejam conferir mais informações sobre a dengue e saber como se prevenir, entre outros detalhes, acompanhem a seguir.

O principal meio de acabar com a doença é evitar a criação dos mosquitos transmissores da doença, também chamados de agentes intermediários da doença. A espécie Aedes aegypti é o responsável pela proliferação da doença, afetando os seres humanos de uma determinada região.

 


Este mosquito se prolifera em água limpa e parada, por isso os principais meios de evitar a transmissão da dengue é colocar areio nos pratinhos de vasos de plantas, não deixar baldes, garrafas, bacias e outros objetos que posam acumular água expostos à chuva, manter os barris de água bem fechados, assim como a lixeira, livrar as calhas de folhas e outras sujeiras que acumulem água, enfim, são cuidados simples que podem diminuir em grande escala a doença em nosso país.

Geralmente as pessoas deixam objetos expostos à chuva no quintal, assim colaborando para a criação do mosquito transmissor, por isso existem os agentes da vigilância sanitária que trabalha para fiscalizar as residências e evitar que esses descuidos continuem a acontecer nas casas.

É importante lembrar que um mosquito contaminado com a doença poderá afetar muitas pessoas num mesmo dia, picando várias delas, por isso é tão essencial que evitemos a criação do mosquito.