As palestras são sempre realizadas com o intuito de informar uma determinada população sobre um assunto que seja de interesse público. Aos estudantes também é muito comum apresentarem seminários para garantir sua nota. Confiram a seguir dicas de como apresentar uma palestra ou seminário e saiba como se sair bem nessas situações.

O primeiro passo para fazer uma boa apresentação de seminário ou uma palestra é manter a calma, portanto, procure meios eficientes para você que diminuam a sua ansiedade, nervosismo e estresse, pois esses fatores podem prejudicar muito a sua apresentação.

 

 

Com o conteúdo a ser apresentado em mente você certamente saberá esclarecer as dúvidas do público que te assiste, por isso é importante que você domine o conteúdo e tenha estudado o suficiente para ser capaz de apresentar um seminário ou palestra de qualidade para uma boa compreensão de todos os interessados no assunto.

Para os slides a dica é não poluí-los enchendo de informações, coloque apenas tópicos para dar uma abertura ao que você irá falar. E fale claramente, sem gírias e com objetividade.

Um traje adequado também é essencial, é de grande importância que você não use calçados abertos, shorts ou bermudas, decotes muito grandes e outros detalhes em seu visual que chamem muito atenção, tenha uma postura mais séria e responsável perante o público.

Evite qualquer situação que te distraia como fome, sede, vontade de ir ao banheiro, entre outros. Prepare-se antes de iniciar a sua apresentação e você será bem avaliado por todos que te assistem.