Para quem deseja economizar energia elétrica para diminuir os gastos e até mesmo colaborar com a natureza, há várias dicas que muitas pessoas ignoram, mas que quando colocadas em prática diminui bastante o gasto com energia elétrica eliminando o consumo exagerado. Para todos os interessados nesse assunto, vejam a seguir dicas para economizar energia elétrica em casa.

Essas dicas são simples e básicas, porém a maioria das pessoas se esquece desses detalhes no dia-a-dia. Diminuir o tempo no banho é essencial para economizar, já que o chuveiro é um dos equipamentos domésticos que mais gasta energia. Outra dica importante sobre o chuveiro é deixar a chave na posição de verão. Feche a torneira quando estiver se ensaboando, evite fazer a barba ou escovar os dentes durante o banho.

 

 

Quanto às lâmpadas, prefira as econômicas, evite acendê-las durante o dia e apague-as quando não estiver ninguém no cômodo, geralmente as pessoas saem do local e esquecem as lâmpadas acesas. Aproveite mais a luz natural, abra janelas, cortinas e evite as lâmpadas sempre que for possível, uma dica importante é manter as cores das paredes claras para a luz refletir melhor. Também desligue qualquer aparelho eletrônico se não estiver usando. O ferro de passar roupas também consome muita energia, por isso evite ligá-lo muitas vezes e não deixe-o ligado sem necessidade.

Aquecedores e ar condicionado também são péssimas opções quando se quer economizar energia, ligue-os somente quando houver muita necessidade, caso contrário use o ventilador ou abra as janelas para arejar a casa. Ligue a máquina de lavar roupas somente quando tiver uma quantidade de roupas que cheguem a capacidade máxima indicada pelo fabricante da máquina, assim você evita o desperdício de água e energia. Com todas essas dicas você certamente irá economizar energia e colaborar com o meio ambiente.