O vestibular é uma das provas que faz parte da vida da maioria dos estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior, sendo este um meio de selecionar os alunos que tiverem as melhores notas para preencher as vagas. Para todos os interessados em conferir mais dicas para passar no vestibular, acompanhem a seguir.

A primeira dica é manter a tranqüilidade no momento da prova, pois a ansiedade ou o nervosismo poderá atrapalhar o seu raciocínio durante o exame, podendo resultar inclusive em sintomas desagradáveis como tremor, o famoso “deu branco”, vontade freqüente de urinar ou ainda diarréia, suor excessivo e outros. Procure meios que te ajudem a manter a tranqüilidade mental como chocolate, chá calmante ou um controle psicológico.

Planeje seu tempo para fazer a prova, embora o tempo parece longo, há muitas questões a serem respondidas, por isso, organize-se com relação ao tempo, distribuindo um tempo aproximado para cada questão.

Outra dica importante é não estudar na véspera da prova. Para aqueles que passaram o ano todo se preparando para o vestibular sabe que o conteúdo é extenso e estudar um dia antes da prova poderá confundir toda a teoria já aprendida durante esses últimos meses, comece a controlar a sua ansiedade já na véspera do vestibular.

Manter a organização e o planejamento também é importante, leve alguns aperitivos como barra de cereal, chocolate, água, bala e outros para aguentar permanecer durante algumas horas pensando sobre a prova. Não esqueça dos documentos pessoais, caneta, lápis e borracha e veja as exigências que cada instituição estabelece para o seu vestibular. Procure saber onde é sua sala de prova poucos minutos antes para não se perder ou atrasar.

Como essas provas costumam ser no período da tarde, cuidado com o almoço, evite alimentos que possam dar a sensação de peso no estômago, procure por uma alimentação saudável. Vá ao banheiro antes de entrar na sala.

Para aqueles que estudaram e aproveitarem essas dicas para passar no vestibular, certamente fará uma boa prova.