A hipertensão é um problema de saúde que afeta muitas pessoas nos dias atuais. O grande motivo desse problema é a má alimentação, ingerindo alimentos com alto índice de sal ou sódio. Para todos que desejam obter mais informações sobre dieta para quem tem pressão alta e saber mais dicas sobre o assunto, confiram a seguir.

As pessoas que precisam manter o controle da pressão arterial devem tomar vários cuidados com a alimentação e a rotina diária, pois há várias opções que podem melhorar a qualidade de vida e controlar a hipertensão. Os principais fatores que influenciam num melhor resultado são a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável e balanceada.

Evitar refeições ricas em sal/sódio e gordura são fundamentais para essas pessoas, sendo assim, diminua o máximo possível do sal ou temperos que sejam ricos em sódio como, por exemplo, o molho de soja (shoyu), evite também sucos de pó, pois contém grande quantidade de sódio, além de muitos outros alimentos. Procure ingerir mais frutas, verduras e legumes.

 

 

Também é importante praticar atividade física por pelo menos três vezes na semana, tendo cada uma delas a duração mínima de 40 minutos. O ideal seria praticar mais vezes durante a semana, seja uma caminhada, corrida, ciclismo ou até mesmo exercícios anaeróbicos.

Outro fator que altera bastante a pressão arterial é o estresse, por isso procure atividades prazerosas, mantenha o controle emocional, reserve um tempo para lazer e descanço.

A pressão arterial considerada normal para as pessoas é 12 mmHg por 8 mmHg, se a sua pressão tiver valores elevados frequentemente, procure um médico e preste mais atenção nessas dicas da rotina diária.