EPI

Os equipamentos de proteção individual, mais conhecidos por sua abreviação EPI, são todos os materiais que servem como proteção para evitar acidentes ao trabalhador. Dessa forma, há vários itens que se classificam nessa categoria de equipamentos de proteção individual, confiram a seguir mais informações.

Várias áreas utilizam esses equipamentos, porém com formatos diferenciados e alguns itens a mais dependendo do local de trabalho. São itens comuns a máscara com filtro, capacetes, luvas e mangotes, botas, protetores auriculares, óculos, macacões ou jalecos, cinturões, entre outros produtos que colaboram para a segurança do trabalhador.

Para áreas de construção, vários desses itens são indispensáveis em sua rotina de trabalho, modificando as exigências a cada setor e necessidade do local.

No caso da área da saúde, são mais comuns os jalecos, luvas descartáveis, calçados fechados e máscaras, assim evitando contaminações ou acidentes com materiais prejudiciais à saúde.

Esses EPIs podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas na venda desses produtos, sendo inclusive abertas para encomendas para empresas, sendo obrigatório o seu uso diário.

Toda empresa deve fornecer esses EPIs aos seus funcionários de acordo com as legislações, por isso vale a pena se informar sobre a importância de cada produtos e utilizá-los de maneira correta conforme treinamento adequado de funcionários, também fornecido pela empresa visando a segurança de seus trabalhadores.