Steve Vai é um dos guitarristas americanos mais famosos em todo o mundo, tendo recebido inclusive o prêmio Grammy por seu trabalho como compositor e produtor dando origem a músicas incríveis. Para todos os interessados em conhecer o equipamento do Steve Vai, acompanhem a seguir.

Além de um excelente guitarrista, junto com a Ibanez, Steve Vai auxiliou no desenvolvimento de sua série de guitarras, estas possuem alça de mão no corpo do instrumento, estas possuem configuração H-S-H, sistema de trêmolo de travamento duplo e um longo desenho na escala com o nome de Vine of Life, traduzido como Videira da Vida.

Com essas características, suas guitarras são inconfundíveis e em cada show uma nova guitarra é apresentada ao público, porém com estes detalhes exclusivos dos instrumentos do Steve Vai.

Há também a versão com sete cordas, influenciando as bandas do estilo New Metal.

Seu modelo de violão é o Euphoria.

A linha de amplificadores de guitarra Legacy também teve influência de Steve Vai, que trabalhou com Carvin para o desenvolvimento destes produtos.

Como podemos notar, Steve Vai já trabalhou em vários projetos de desenvolvimento de instrumentos musicais, principalmente as guitarras, tendo algumas em que a pintura psicodélica tem seu sangue, cerca de 300 guitarras possuem esta pintura.

Os pedais usados são Boss DS-1 Distortion modificado, Morley Bad Horsie, Morley Little Alligator Volume, Digitech Whammy WH-1, MXR Phase 90 Eddie Van Halen e seu próprio pedal da Ibanez Jemini.

Atualmente, Steve Vai tem preferido sua guitarra branca JEM7V.