A procura por facas artesanais cresce a cada dia. Até há pouco tempo atrás a procura por esse tipo de cutelaria era privilégio de poucos. Somente pessoas pertencentes a uma classe extremamente abastada tinham condições de realizar essa vontade. Era um “brinquedo” caríssimo. Justamente por serem artesanais, feitas uma a uma, eram muito caras e difíceis de serem encontradas.

Um exemplo bastante conhecido de facas artesanais são as famosas ZAKHAROV (www.zakharov.com.br), fabricadas pela família de origem russa de mesmo nome. São fabricadas no Brasil desde 1963, porém sua origem se inicia no século XVIII ainda na Russia, hoje Ucrânia.

São muitos os tipos de facas artesanais, feitas para pessoas com gosto refinado e que desejem ter um diferencial com relação às demais existentes no mercado. Podem destinar-se a churrasco, cozinha oriental, facas esportivas, para pesca, caça, etc, e facas exóticas, mais destinadas a colecionadores.

Atualmente as facas artesanais são facilmente encontradas e estão com preços mais acessíveis, devido ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro. Nos sites abaixo podemos verificar o crescimento de empresas atuando nesse ramo, onde você também pode comprar diversos modelos. Confira:

www.facasartesanais.com.br

www.facasgauchas.com

www.cutelariafiveladeouro.com.br