hepatite c.

Atualmente, muitas doenças têm sido transmitidas com facilidade de pessoa a pessoa, sendo muitas delas sem cura até o presente momento. Para quem deseja obter um pouco mais de informação sobre a hepatite C e saber quais são os sintomas, acompanhem a seguir.

A doença é causada principalmente por vírus que acomete o funcionamento do fígado, causando inflamação e outros danos que se agravam com o avanço da doença

De início, quando descoberta precocemente, a hepatite C tem chances de cura. Porém para isso é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível antes que a doença se desenvolva, pois ao passar para sua fase avançada será possível apenas o tratamento da doença e não sua cura.

hepatite c

A grande dificuldade de descobrir a doença no início é que esta não apresenta sintomas claros precocemente, sendo assim, os pacientes apenas desconfiam e procuram o médico quando um dos sintomas se manifestam, e com isso a doença já está em uma fase evoluída. Para descobrir com antecedência a este desenvolvimento é necessário fazer o teste baseado no exame de sangue.

Os principais sintomas da Hepatite C são:

  • cansaço,
  • falta de apetite,
  • vômitos e enjoos,
  • urina de cor mais escura,
  • olhos de tom amarelo (icterícia),
  • fezes de cor esbranquiçadas.

Esses são os principais sintomas apresentados por um paciente com hepatite C, porém estes são sinais de que o fígado já está bastante lesionado.

Para prevenir a doença é necessário evitar compartilhar kits de manicure, seringas e outros objetos cortantes, usar preservativos nas relações com o parceiro, no caso das gestantes fazer o pré-natal, usar equipamentos de segurança e proteção individual se trabalhar com materiais de risco.

O tratamento é realizado com medicamentos receitados pelo médico, por isso a importância da consulta e acompanhamento médico.