Os inseticidas são muito utilizados principalmente em épocas de calor quando os pernilongos, mosquitos e outros insetos aparecem com mais freqüência em nossa casa. Para todos os interessados em saber mais sobre esses venenos e saber se inseticida faz mal para a nossa saúde, vejam a seguir.

Além dos prejuízos ao ambiente, os inseticidas podem causar alguns danos à saúde, principalmente os problemas respiratórios como a asma, bronquite, além de sintomas como a irritação nos olhos, prurido e dor, entre outros problemas comuns.

Para as crianças, esses efeitos podem ser ainda piores, já que nessa fase elas costumam colocar a mão na boca tocando tudo com os dedos, assim causando a ingestão ou inalação desse inseticida, podendo ter náuseas, vômitos e diarreias.

 

 

Há também os resultados a longo prazo, quando as pessoas inalam o inseticida por muitos anos, os sintomas podem não aparecer, mas através de pesquisas realizadas com os inseticidas foram encontros produtos cancerígenos, podendo causar leucemia, câncer de pulmão e outros tipos com o decorrer dos anos. Há também relatos de que os inseticidas podem favorecer a infertilidade e oferecer riscos para as gestantes levando inclusive ao aborto.

Algumas pesquisas também mostraram que os inseticidas podem apresentar danos para o funcionamento neurológico, levando a doenças como o mal de Parkinson.

Por isso, é importante que sempre ao utilizar os inseticidas em um ambiente, permaneça-o com a porta fechada e mantenha-se afastado até que o cheiro amenize.