A palavra democracia é muito usada no Brasil e em diversos outros países, estando relacionadas com as decisões à um determinado grupo, cidade, estado ou país. Para todos os interessados em saber mais detalhadamente o que é democracia, acompanhem a seguir.

O significado da palavra DEMO é povo; e CRACIA, poder. Logo, podemos afirmar que democracia é o poder do povo. Isto significa que o povo é que tem o poder de decidir, escolher e tomar decisões importantes ao país.

Vivemos supostamente em um país democrático, pois votamos para eleger os políticos que tomam a frente do desenvolvimento do nosso país. Diferentemente das antigas doutrinas em que a escolha do rei dependia da elite ou da própria família, sendo algo hereditário.

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas é voltada aos cidadãos (povo), defendendo as práticas que protegem a liberdade humana. Opondo-se às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.

As democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções:
1)democracia direta ou democracia pura, a qual o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular;
2)democracia representativa ou democracia indireta, onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Hoje, vivemos em uma sociedade a qual todos os cidadãos têm o direito e a obrigação de votar. Antigamente somente algumas pessoas tinham direito ao voto, períodos de escravidão, períodos em que a mulher era submissa e não tinha o poder de eleger políticos, períodos os quais somente as pessoas de classe alta escolhiam, entre outras condições que aboliam a democracia.