Quando estamos entrando em um novo ramo, palavras novas nos confundem. Se você está entrando no mundo dos Webmasters deve ouvir constantemente duas palavras: Domínio e Hospedagem.

Bem, iremos explicar neste artigo o que significa “domínio“.

Domínio nada mais é do que o nome que você digita na barra do seu navegador para entrar em um site, por exemplo este http://www.lendomais.com.br. Este sistema de nomes na barra do navegador é muito útil e facilita para nós memorizarmos nossas páginas preferidas, e também nos auxiliar para acharmos determinados assuntos por site.

Sem o “domínio“, precisaríamos digitar uma série de números para entrar em cada página. Sendo assim, se não existisse o domínio, para acessar o Lendo Mais, você precisaria digitar o código http://50.22.69.40/~lendomai/ na barrinha cada vez que quisesse entrar.

Dominio significa também que aquele endereço é seu, ou seja, de seu domínio, diferente de sites ou blogs com extensões de tipo www.seusite.blogspot.com, ou www.seusite.wordpress.com.

Se você pretende criar um domínio para seu site, é bom desencanar de domínio grátis, se quiser que seu site seja www.seusite.com.br. Existem diversas empresas de cadastro de domínio na internet, e ter o seu domínio sai por menos de 40 reais POR ANO! Na maioria dos casos, domínios COM.BR custam R$30 por ano e demais (com, net, org, edu…) custam R$15. O investimento é baixo e praticamente obrigatório para quem leva a sério a criação de sites ou blogs.

Algumas empresas oferecem hospedagem juntamente com o domínio. Sempre é bom escolher hospedagem junto com domínio se deseja evitar dor de cabeças futuras para conciliar os dois.

Você pode adquirir o seu domínio em sites como: Locaweb, Hostgator, Registro.br, Kinghost, Ig domínios e muitos outros!