A doação de sangue é algo muito comum no Brasil. Os hospitais precisam frequentemente de sangue para tratar os pacientes com ferimentos sérios e a reposição de sangue é essencial para a recuperação desses pacientes, por isso a doação de sangue é tão importante. Se você é interessado e deseja saber o que é necessário para doar sangue confiram a seguir.

Os requisitos para doar sangue são básicos, porém de extrema importância. Para doar sangue você precisa ser maior de 18 anos e ter menos de 60 anos, seu peso deve ser acima de 50 Kg, não ter apresentado hepatite após os 10 anos de idade, não ter contato com insetos transmissores de doenças, não apresentar malária ou ter ido para regiões de risco, não teve sífilis, não é diabético, não ter feito tatuagens em menos de um ano, não sofrer de epilepsia e alguns outros.

 

 

Para as mulheres, é necessário aguardar 90 dias para poder doar novamente caso já tenha doado sangue, e para os homens 60 dias é o recomendado entre uma doação de sangue e outra. Obviamente o interessado não deve usar drogas injetáveis, deve usar preservativos em relações sexuais e aqueles que tiveram mais de dois parceiros sexuais dentro de três meses também não são os mais indicados para doação de sangue.

Todo sangue doado é analisado para garantir a segurança do banco de sangue, assim não tendo nenhum sangue contaminado disponível aos pacientes. Para quem possui dúvidas com relação à doação de sangue, acessem os sites http://www.hemosc.org.br/doacao-de-sangue e http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=185 para obter mais informações sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas.