Para você que tem dúvidas sobre o que é um Servidor Proxy, daremos algumas explicações para sanar as suas dúvidas. O servidor proxy nada mais é do que um computador (servidor) intermediário entre o computador pessoal, o seu por exemplo, e a Internet. Os servidores proxy tem diversas utilidades, com acelerar a velocidade da internet e melhorar o desempenho, armazenando cópias das páginas originas, ou seja armazenando caches de páginas da Internet, fazendo assim com que o acesso fique mais veloz nos computadores conectados ao servidor proxy.

Outra utilidade, e não menos importante, de um servidor proxy, é que ele auxiliar na segurança, filtrando conteúdos inapropriados ou nocivos, tanto ao servidor primário quanto ao computador pessoal. Um servidor proxy também pode bloquear mal-wares e atuar como um firewall.

Onde um servidor proxy é utilizado?

Um servidor Proxy comumente é utilizado em empresas, pois oferece mais segurança a estas e também mais velocidade no acesso a Internet de TODOS os computadores locais. Outro lugar que pode ser utilizado Servidores Proxy são as Lan Houses. Dificilmente servidores proxy são utilizados em residências com apenas alguns computadores.