fitoterápico.

As plantas medicinais são muito utilizadas por quem aprecia remédio naturais para tratar sintomas e até mesmo no controle de algumas doenças. Para todos os interessados em saber o que são fitoterápicos e conhecer um pouco mais sobre as plantas medicinais, acompanhem a seguir.

Muitas pessoas tem o conceito de que “é natural e não faz mal”, essa é uma ideia errada sobre as plantas, pois é comprovado que várias delas possuem efeitos terapêuticos e até mesmo adversos no organismo quando ingeridas ou aplicadas sobre a pele.

Geralmente prepara-se chá de plantas para o consumo, principalmente de partes como folhas, flores, caule ou semente. No caso das partes mais rígidas é indicado a decocção, ou seja, ferver a água junto da semente, raiz ou outra parte mais firme da planta. Já para folhas, flores e partes mais moles é indicado a infusão, que consiste em verter a água fervida sobre a planta e deixar abafar por alguns minutos.

fitoterápico

Outra forma de consumo das propriedades das plantas são as cápsulas, podendo ser manipuladas em farmácias que ofereçam esse serviço conforme as condições adequadas.

Muitas plantas são usadas para tratamentos da hipertensão, diabetes, colesterol, cólicas intestinais e uterinas, casos leves de ansiedade e insônia e muito mais.

É importante que os interessados em consumir o chá de alguma espécie vegetal pesquisem e procurem por orientações adequadas antes de consumir, pois muitas plantas possuem ações tóxicas ou até mesmo abortivas, sendo contra indicadas para vários indivíduos. Esse cuidado certamente evitará várias situações perigosas e até mesmo irreversíveis.

Também é importante ressaltar que o tratamento com as plantas medicinais não elimina o uso de medicamentos receitados pelo médico. Para mais informações sobre o que são fitoterápicos, consulte um farmacêutico ou médico especialista.