Entender o significado das mensagens oníricas sempre despertou a curiosidade de todos. Almanaques astrais, revistinhas do zodíaco, livros de misticismo vendem como água quando o assunto é o significado dos sonhos. Mas será que estes dicionários de sonhos e revistinhas de banca são capazes de desvendar os mistérios da vida onírica?
A resposta é: Vai de você! Se pretender acreditar em qualquer coisa que lê, tudo bem… viva sua vida às sombras da verdade!
Porém, se pretende entender melhor do assunto e ler conteúdos realmente aprofundados, teorizados e que caminham ao lado da ciência, procure algo com fundamento, pois grandes pensadores dedicaram boa parte da vida acerca deste tema.
Os mais destacados pesquisadores de sonhos foram: Sigmund Freud e Carl Gustav Jung.

O pioneiro na pesquisa de sonhos foi o famoso Freud (pronuncia-se Fróide), que foi o fundador da psicanálise, linha de pesquisa e terapia que tem como principal meta o estudo da mente inconsciente e sua influência na vida consciente. A psicanálise de Freud influenciou e serviu de base para as principais vertentes da psicologia moderna e possui grande renome em todas as faculdades e universidades do todo o mundo.
Segundo Freud, os sonhos nascem do inconsciente e servem como guardiões do sono, já para Jung, os sonhos são compensatórios e possuem mensagens que podem ser decifradas.
Para saber mais sobre o assunto, leia os livros:
Freud – Interpretação de sonhos
Jung – A Análise dos sonhos
Marie-Louise Von Franz – Caminho dos Sonhos (mais indicado para iniciantes)