Muitos internautas que pretendem montar o seu próprio site ou blog na internet se questionam ao ouvir falar em HOSPEDAGEM. A Hospedagem nada mais é que um espaço virtual, ou seja, um servidor online, onde você enviará os seus arquivos, no caso o seu site ou blog, que serão acessados por outras pessoas. Faz-se também necessário o registro de um domínio para que seu site tenha mais relevância. A maioria das empresas de hospedagem possuem ligação com empresas de registro de domínio, oferecendo pacotes promocionais.

É possível encontrar diversos servidores com preços muito baratos, com pagamentos anuais. Escolha sempre um servidor ou plano que atenda as suas necessidades a médio prazo, pois trocar a rede de hospedagem futuramente é realmente muito trabalhoso.

Existem diversas empresas e sites de hospedagem e domínio, entre eles:

http://www.locaweb.com.br/

http://www.hoteldaweb.com.br/

http://www.hostgator.com.br/

Qual plataforma escolher Windows ou Linux?

Na verdade, é sempre melhor escolher a plataforma de hospedagem LINUX, sempre. Fique tranquilo se você não tem o sistema operacional linux em seu computador. Escolher o plano de hospedagem linux não interfere nisso, e você pode fazer tudo tranquilamente usando o seu Windows. As dicas em blogs e sites pela internet em geral são para plataforma LINUX, então, eu recomendo esta escolha.

Qual o preço de uma hospedagem?

Existem muitos planos com preços diferentes, e cada empresa de hospedagem cobra um preço. Em um plano de hospedagem bom, de confiança, você pagará em média R$100,00 por ano. Em caso de grandes sites, você pode optar por pagar por um servidor dedicado, que sai em média R$200,00 por mês.

Ah, um ultimo recado. Esqueça as hospedagens gratuitas ou domínios gratuitos se não quer ter dores de cabeça futuras. Realmente não valem a pena! Os servidores não oferecem segurança nenhuma, caem direto. Você pode manter seu blog no blogger ou wordpress.com que tudo bem, mas se deseja mais espaço, não coloque seu conteúdo em qualquer outro lugar que não seja de qualidade.