Você bebe refrigerante?
É comum, principalmente no Brasil, em lanchonetes e cantinas a pedida ser um salgado qualquer acompanhado de refrigerante. Não é novidade que o consumo de refrescos gaseificados é algo não benéfico para a saúde. Pesquisas mostram que o consumo excessivo de refrigerantes, tomados diariamente, pode provocar serias doenças para o corpo pois reduz o nível de potássio no sangue, pois possui glicose, frutose e cafeína em sua composição. Pesquisas foram feitas com pessoas que beberam de dois a nove litros de refrigerante por dia, e o resultado foram sintomas como a perda de apetite, vômitos e debilidade muscular.
Quem pratica esportes em geral deve evitar ingerir, pois o potássio é um mineral envolvido nas contrações musculares e também por possuir grande quantidade de calorias, também devendo ser evitado por pessoas que praticam regimes.
Refrigerantes light e dietéticos não são a solução, devem ser evitados da mesma forma pois também fazem mal a saúde pois possuem grande quantidade de sódio.
Além dos músculos, os dentes também são prejudicados pois a bebida provoca o desgaste de minerais do esmalte, também chamado de erosão ácida, causando sensibilidade. Aumenta a acidez estomacal e pode até provocar úlceras e gastrites.
Tendo em vista o baixo valor nutricional e as desvantagens, não nos resta dúvida de que é muito vantajoso substituir o refrigerante por sucos naturais, ou, até mesmo uma boa água mineral, que mata a sede e não agride sua saúde.