A certidão de nascimento é o nosso primeiro documento que deve ser feito o mais rápido possível para que a partir de então possamos ter os direitos sociais, econômicos e políticos. Sem esse documento não há a possibilidade de se matricular em instituições de ensino, abrir contas, votar e muitos outros fatores essenciais em nossa vida. Se você deseja conferir mais informações sobre o registro de certidão de nascimento como tirar vejam a seguir.

Esse documento pode ser feito em todos os cartórios de registro civil do Brasil, sendo que a primeira via é gratuita para todos os cidadãos, porém a segunda via é cobrado uma taxa de cerca de R$ 80,00 e pode ser tirado em cartórios ou na internet. É indicado que os pais do bebê providenciem esse documento em até quinze dias para evitar quaisquer limitações ou vulnerabilidade do filho.

 

 

Para tirar a certidão de nascimento você deverá levar no cartório os seguintes documentos:

– Via Amarela da DNV (declaração do nascido vivo), que é disponibilizado pelo hospital ou a maternidade;

– certidão de casamento dos pais;

– documento de identificação dos pais podendo ser a certidão de nascimento ou o RG.

Comparecer ao cartório com esses documentos em mãos é necessário para que se possa tirar a certidão de nascimento do bebê.

Caso o seu interesse seja apenas a segunda vida da certidão de nascimento, poderão acessar o site http://www.certidaonamao.com.br encaminhem-se para a categoria de cartórios e seguidamente em cartórios de registro civil. Nesse site você poderá comprar a segunda via da certidão de nascimento e recebê-la em sua casa.