Para manter um pouco de ordem no trânsito existe um sistema de rodízio de veículos, alguns motoristas não poderão passar por certos locais com seus automóveis. Confira abaixo mais informações sobre o rodízio de veículos, como funciona e os dias.

A função principal desse sistema é deixar o trânsito mais livre durante os horários mais movimentados, proibindo que certos automóveis e caminhões circulem por determinados locais do centro da cidade em alguns horários, os locais e os horários variam com o final da placa do veículo.

Os horários da proibição funcionam de segunda a sexta, no período da manhã é proibido circular por certas partes do centro entre as 7h até as 10h e a tarde os rodízios funcionam das 17h ás 20h, fora destes horários está liberado a circulação por qualquer parte da cidade.

 

 

Este sistema de rodízio de veículos existe geralmente em cidades grandes, em São Paulo já adotam este método para aliviar o trânsito, pois todos sabem que São Paulo é uma cidade que tem um dos piores trânsitos do país.

Quem não obedecer estas regras e for parado por algum policial irá levar uma penalidade de quatro pontos em sua carteira e além de pagar uma multa de R$85,12.

Para saber os locais de circulação proibidos existem mapas que marcam com uma linha vermelha os pontos em que não podem ir, geralmente é no centro expandido que a transição é bloqueada para alguns veículos.

Os motoristas que tem deficiência ou possui algum passageiro que possua, podem estar circulando nas áreas proibidas mas para isto é preciso que faça um formulário para ter a permissão deste benefício.