O sal é um dos temperos mais utilizados por todos nós, e principalmente os brasileiros. Se você é uma das pessoas que consome alimentos com bastante sal e se preocupa com sua saúde, confiram a seguir mais informações sobre esse tempero e saiba se sal faz mal à saúde, obtendo informações sobre a quantidade por dia, malefícios e outros detalhes.

Todos sabemos que há algumas doenças muito comuns atualmente como a hipertensão, ou também conhecida popularmente como pressão alta. Uma das principais causas desse problema de saúde é o excesso de sal ou sódio nos alimentos consumidos no dia-a-dia e o sedentarismo.

A ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária) afirma que a quantidade de sal permitida para o consumo diário por cada pessoa é de apenas 2.400 mg, sendo equivalente a seis gramas de sal diariamente. Porém, dessas seis gramas permitidas, devemos considerar apenas dois gramas, pois há muita quantidade de sal nos alimentos que ingerimos no dia e no preparo dos alimentos.

 

 

Além de causar grande probabilidade da hipertensão, o excesso de sal ou sódio ingeridos diariamente podem promover a retenção de líquido, aumento de peso, está relacionado ao câncer gástrico, problemas renais, entre outros malefícios à saúde que podem ser evitados no controle do consumo de sal.

Essas informações foram retiradas de especialistas na área da saúde como nutricionista e médicos. Porém é importante que você consulte o seu médico de preferência para confirmar essas informações e assim saber a quantidade exata de sal que você pode consumir no dia, avaliando a sua saúde e seus hábitos.