O RG é um dos documentos pessoais necessários para qualquer situação de inscrições, apresentação em eventos importantes e muitas outras ocasiões, sendo este documento indispensável a qualquer cidadão. Para aqueles que desejam obter mais informações sobre a segunda via RG e como fazer este documento, acompanhem a seguir.

Este documento é feito na unidade da polícia civil de sua cidade, sendo este o órgão responsável pela emissão deste documento, seja a segunda via ou a primeira via.

O custo para este serviço é de aproximadamente R$ 25,00, podendo variar de acordo com as condições de cada município.

Para isso, serão necessários alguns documentos como a certidão de nascimento ou de casamento, em casos de furto ou roubo também é exigido o boletim de ocorrência podendo ser original ou a cópia, comprovante de pagamento da taxa de segurança pública e o CPF ou PIS PASEP. Para aqueles que apresentarem o boletim de ocorrência no caso de furto ou roubo estarão isentos da taxa para emissão do documento.

Há a possibilidade de isenção da taxa de segurança pública para cidadãos carentes, para isso é necessário seguir algumas exigências para comprovar esta carência e eliminar este custo.

Caso a pessoa que deseja obter a segunda via do RG seja menor de dezesseis anos, deverá estar acompanhado de um de seus responsáveis, sendo este pai, mãe ou um representante legal.

Para aqueles que desejam obter ainda mais informações sobre como fazer a segunda via do RG, acessem sites como o GOVERNO DE MG, CIDADÃO SP, INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO PR ou outros órgãos que sejam capazes de fornecer esta informação.