O molho de soja é um dos ingredientes muito usados na culinária japonesa e está sendo inserido cada vez mais nos alimentos dos brasileiros e em outros países. Para quem deseja saber se o famoso shoyu faz mal à saúde, acompanhem a seguir.

Como sabemos, o molho Shoyu possui sódio em sua composição, além de outras substâncias que caracterizam seu sabor. E devido a este sabor delicioso, o shoyu tem sido acrescentado cada vez mais em refeições, tornando os alimentos mais salgados e com um sabor mais forte, assim se tornando a preferência de muitas pessoas.

Segundo essas informações, o Shoyu ingerido em excesso poderá causar vários problemas à saúde, assim como o sal de cozinha, já que ambos possuem sódio.

Os principais problemas que podem ser resultado da ingestão excessiva do sódio (shoyu ou sal) são a hipertensão e problemas relacionados ao coração. Por isso é recomendado que as pessoas passem a consumir menos sódio em seu dia-a-dia para evitar tais problemas.

Porém, para aqueles que apresentam um quadro de saúde livre desses problemas e mantenham uma rotina saudável com atividades físicas, ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente, ingerir o molho de soja ou o sal em quantias adequadas não trará agravantes à sua saúde, apenas quando ingerido em excesso. Também não há necessidade de acrescentar o shoyu em suas refeições todos os dias, vale lembrar que para várias situações a diferença entre o que faz bem e mal é a dose ingerida.

Para obter mais informações sobre este ingrediente tão comum e a interferência deste na saúde, consulte um médico, nutricionista ou outro profissional qualificado para orientar sobre os riscos à saúde.