A famosa TPM (tensão pré menstrual) é uma fase crítica para a maioria das mulheres, apresentando sintomas desagradáveis que as perturbam por alguns dias antes da menstruação. Para quem deseja conhecer melhor os sintomas da TPM e saber como aliviar esses desconfortos, acompanhem a seguir.

Devido a repentina queda das taxas hormonais no corpo feminino poucos dias antes da menstruação, os sintomas podem se apresentar bem evidentes e em maior intensidade para algumas mulheres, mas há também aquelas que não sentem tantos os sintomas desagradáveis, variando de acordo com cada organismo.

Os principais sintomas são as cólicas na região do sistema reprodutivo feminino, dores de cabeça, inchaço abdominal, irritação, variação de humor, aumento do apetite, fadiga, calorões, dentre outros.

Algumas mulheres também podem apresentar dores nas costas por ficar muito tempo sentadas ou deitadas por conta das dores provocadas nessa época. Há também quem permaneça mais tempo com o humor deprimido, chorando mais fácil e intensificando o sofrimento, sendo mais dramática.

Para aliviar estes sintomas, a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana podem aliviar a irritação, cólica, dores de cabeça, cansaço e alguns outros sintomas comuns. A alimentação também influencia nestes sintomas, procure por alimentos ricos em fibras, vitaminas, cálcio, magnésio, triptofano (relacionado à produção de serotonina e a sensação de prazer), ômega 3 e outros nutrientes essenciais ao corpo; alguns alimentos que são mais indicados são as frutas, cereais, peixes, legumes, chocolate em pouca quantidade e principalmente os chás). Procure também por atividades que relaxem a mente e o corpo.