A gravidez é uma fase em que a maioria das mulheres planeja ter, principalmente quando já estão casadas e pretendem conjugar uma família, porém esta fase está sendo cada vez mais comum sem o planejamento, a famosa gravidez indesejada. Para todas as mulheres que desejam conhecer os sintomas de gravidez, acompanhem a seguir.

Nos primeiros meses de gravidez é muito comum que a gestante sinta diversos sintomas anormais, e as mudanças do corpo serão praticamente imperceptíveis, assim gerando a dúvida se está realmente grávida.

Para esclarecer esta dúvida, algumas mulheres apresentam os seguintes sintomas:

Fome fora de hora e desejos incomuns – não se deve determinar a gravidez somente com este sintoma, pois algumas mulheres apresentam este sintoma durante toda a gestação e outras em períodos diversificados.

Incômodo nas mamas – algumas mulheres podem notar alterações nas mamas, porém este fator também poderá ser hormonal e não ser um sinal da gravidez.

Vontade de urinar ou sensação de bexiga cheia com mais frequência – isto ocorre devido a produção do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG) que sinaliza o início da gravidez, mas este sintoma também pode ser devido a outros fatores sem relação com a gestação.

Sangramentos irregulares e cólica – há casos em que a gestante tem leves sangramentos no início da gravidez e para aquelas que estão com a menstruação atrasada a primeira suspeita deverá ser a gravidez.

Sono e cansaço – outro sintoma que por si só não prova a gravidez, mas as gestantes geralmente procuram descansar nessa fase devido as alterações que estão ocorrendo em seu corpo.

Enjôos – um dos sintomas mais comuns, já que o corpo não reconhece o embrião de início e o sistema imunológico ativa suas defesas.

Para a confirmação da gravidez é recomendado fazer o teste encontrado em farmácias ou de exame de sangue em hospitais, assim podendo determinar os níveis hormonais e identificar uma possível gravidez.