A dengue é uma das doenças mais comuns transmitida pelo famoso mosquito Aedes aegypti, sendo de fácil transmissão principalmente em épocas de calor. Para todos os interessados em conferir mais informações sobre os sintomas e tratamento da dengue, acompanhem a seguir.

Há dois tipos de dengue que se dissemina pela população, a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Como os sintomas geralmente aparecem rapidamente, é importante ter o cuidado ao se automedicar, já que a febre e a dor de cabeça são sinais da dengue e podem também indicar uma simples gripe ou resfriado.

Os principais sintomas da dengue clássica são:

– febre alta,

– dores de cabeça,

– dor atrás dos olhos,

– perda de apetite,

– náuseas e vômitos,

– cansaço e dores pelo corpo,

– dores nos ossos e articulações.

Já para a dengue hemorrágica, os principais sinais são:

– vômitos,

– dor abdominal e muscular,

– sono e cansaço,

– confusão mental e agitação,

– sede excessiva,

– dificuldade de respiração,

– perda da consciência,

– manchas vermelhas na pele.

Estes sintomas podem ser apresentados diferentemente de indivíduo para indivíduo, sendo que algumas pessoas apresentam poucos destes sintomas, outras apresentam a maioria deles.

A dengue hemorrágica a doença se agrava mais rapidamente e é importante evitar a ingestão de ácido acetilsalicílico, pois devido ao seu mecanismo de ação pode causar hemorragia em paciente com quadro de dengue hemorrágica.

O tratamento deve ser feito de acordo com as recomendações médicas, não ingerir nenhum medicamente sem a indicação de seu médico e procurá-lo assim que suspeitar da presença desta doença.