Para o desenvolvimento de uma boa redação, há técnicas e dicas que podem lhe auxiliar nessa expressão através da escrita. Para todos os interessados em conhecer as técnicas para fazer uma boa redação, acompanhem a seguir.

Primeiramente, veja qual é o tema proposto, é importante que o candidato a vestibular ou enem mantenha o foco no assunto sem fugir deste ao longo da dissertação.

Não é recomendado começar a redação com uma frase já conhecida e sim naturalmente. Por isso evite os famosos “era uma vez” e outras frases típicas de histórias.

A redação, em geral, deve ser composta pela introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, utilize um parágrafo para o início do seu texto, oferecendo uma breve introdução ao assunto. No desenvolvimento procure por aproximadamente três exemplos para explicar o assunto de forma que os leitores possam entender com clareza a sua dissertação. E na conclusão não há a necessidade de expor a sua opinião, você pode não definir se é a favor ou contra o tema, mas procure por um encerramento de qualidade, uma solução ao problema tratado na redação ou algo semelhante.

Procure não usar gírias, apenas a linguagem formal, evite o excesso de vírgulas, pleonasmos ou outros detalhes que podem reduzir a sua pontuação.

Não se esqueça da forma correta para iniciar os parágrafos, regras de acentuação, uso de crases, ponto e vírgula, ponto final, tremas ou hifens, com a nova regra gramatical é necessário se manter atento a essas mudanças.

Jamais caia em contradição, explique claramente o assunto e tome muito cuidado para não se contradizer ao longo da redação. Também evite o excesso de palavras, seja breve e direito.