Ao atrasar a menstruação, a primeira hipótese que vem à mente é uma possível gravidez, e até que seja provado o contrário, a mulher estará dando início à formação de um novo ser. Para todos os interessados em saber se o teste de gravidez é confiável e como ele funciona, acompanhem a seguir.

O teste mais comum é aquele que pode ser encontrado nas farmácias e drogarias, sendo um teste simples e fácil, porém pode haver erros em seu resultado e por isso é recomendado que repita o teste ou opte por outro mais exato como o exame de sangue realizado nos hospitais ou laboratórios.

Ambos os testes irão identificar a presença de uma glicoproteína hormonal chamada de gonadotrofina coriônica, que é produzida pelas gestantes.

O teste comprado em farmácias é feito através da urina, sendo assim, a mulher deverá utilizar a primeira urina do dia no teste, pois esta é mais concentrada. Já os testes feitos em laboratórios ou hospitais é necessária a coleta do sangue, onde também poderemos encontrar a gonadotrofina coriônica para o resultado do teste.

Os testes de gravidez não possuem um custo alto e por isso podem ser feitos com maior freqüência. Os testes adquiridos nas farmácias estarão com o preço na faixa dos R$ 5,00 podendo custar um pouco mais dependendo do laboratório de fabricação.

Embora o índice de erros seja baixo, é sempre importante confirmar o resultado com outro teste para que tenha certeza se realmente há o início de uma gravidez, sendo o teste de sangue mais indicado pelos profissionais da área da saúde.