As palhetas são acessórios essenciais para quem toca instrumentos musicas de cordas como guitarra, violão, entre outros, assim auxiliando numa melhor qualidade de som. Para todos os interessados em conferir informações e conhecer o tipo de palheta para guitarra e baixo ou outros instrumentos, acompanhem a seguir.

Há basicamente cinco tipos de palheta com relação à espessura, tendo a extra fina (XL), fina (T), média (M), pesada (H) e extra pesada (XH), cada uma é mais adequada para um tipo de instrumento ou som que o músico deseja oferecer.

Além dessas diferenças, há também palhetas pequenas, médias e grandes, com formatos diferentes, tendo algumas mas triangulares, outras mais arredondadas, ovais e outras formas que agradam a todos.

Outra opção são as dedeiras, que oferecem um suporte que se fixa no polegar, sendo muito procurada para tocar violão, cavaquinho e outros instrumentos.

Geralmente os baixistas preferem as palhetas mais pesadas, enquanto que os guitarristas buscam mais pelas palhetas leves e menores, porém esta não é uma regra para todos os músicos. Há quem prefira tocar baixo com palhetas médias ou fina, da mesma forma que há guitarristas que preferem as palhetas pesadas.

Sendo assim, seria correto afirmar que cada músico se identifica melhor com a palheta de acordo com a sua “pegada” ou estilo musical.

O mais indicado é que faça o teste com cada tipo de palheta para saber qual é a sua preferida, a maioria desses acessórios possui o preço acessível e por isso é possível comprar uma de cada tipo para o teste.