Muitas pessoas costumam usar os pendrives para passar arquivos, músicas, fotos e outros trabalhos de um computador a outro, assim tornando mais fácil e prático principalmente para estudantes e profissionais que utilizam os computadores. Uma dúvida muito comum entre essas pessoas é se tirar o pendrive sem remoção segura estraga, vejam a seguir e saiba se é mito ou verdade.

Vários profissionais da área de informática alegam que é necessário clicar sobre o ícone que permite a remoção do pendrive ou outro dispositivo móvel com segurança para que os dados do computador ou do dispositivo móvel se mantenham seguros. A justificativa desses profissionais é que você correrá o risco de perder dados e arquivos ou até mesmo queimar o seu pendrive caso não siga esse procedimento simples e rápido.

 

 

Para aqueles que não acreditavam muito nessas hipóteses de prejuízos, saibam que há a possibilidade deles eventualmente acontecerem. Isso ocorre devido a uma corrente elétrica que passa entre o pendrive ou outro dispositivo e seu computador ou notebook, caso este seja removido no exato momento da passagem dessa corrente pode queimar o pendrive ou a porta de entrada USB.

O mais comum é que a porta de entrada USB se danifique, por isso é comum vermos computadores que possuem várias entradas USB com apenas algumas funcionando perfeitamente, também podemos encontrar com facilidade pendrives que não funcionam, a probabilidade de terem estragados por esse motivo é grande, pois a maioria das pessoas não têm o cuidado de tirar o pendrive com segurança.