As eleições são momentos decisivos em nossa cidade, estado e no país. Através da urna eletrônica toda a população escolhe o presidente do país, deputados federais, governadores, prefeitos da cidade e outros cargos políticos que trabalham juntos pelo nosso país, estado ou cidade. Confiram a seguir mais informações sobre a urna eletrônica e saiba como votar.

O primeiro passo é saber onde é o local que você irá votar. Geralmente, as eleições ocorrem em instituições de ensino onde são usadas as salas para separar os setores e assim promover eleições organizadas, sendo uma pessoa de cada vez por sala. Isso garante o sigilo do seu voto para que ninguém fique sabendo qual candidato você escolheu.

 

 

Ao entrar na sala correta em que você irá votar, apresente seu documento pessoal com foto, podendo ser o RG, carteira de motorista ou outros. É importante levar também o seu título de eleitor.

Após isso, você poderá se encaminhar até a urna eletrônica onde irá informar o número do candidato escolhido. Em eleições que envolvem todo o Brasil, você deverá escolher o presidente, deputado federal, deputado estadual, senador e governador. Já nas eleições de sua cidade, escolha o prefeito e vereador que você achar melhor.

Ao digitar o número do seu candidato na urna eletrônica, aperte “confirma” para concluir a sua votação.

Para votar em branco aperte a tecla branco e em seguida confirme. Caso você queira corrigir o voto, basta apertar a tecla corrige antes de confirmar.

Ao encerrar a votação aparecerá a palavra “fim” que indica que você votou para todos os cargos e sua missão como cidadão nas eleições está encerrada.